Programa Mente Corpo para a Infertilidade

20-01-2010 00:00

 

Programa Mente Corpo para a Infertilidade

Caras(os) Amigas(os),

O Programa Mente Corpo para a Infertilidade (PMCI) foi implementado pela primeira vez em Portugal entre Maio e Julho em Lisboa, tendo as sessões sido realizadas com dois grupos diferentes. Após esta experiência, foi a vez de a levar a cabo no Porto, entre Outubro e Dezembro, com outros dois grupos. Coimbra é a cidade que se segue, já em Fevereiro.

Este programa é implementado com um grupo de 15 mulheres no máximo e integra 10 sessões de periodicidade semanal (ao sábado de manhã) e de duração aproximada de 2h cada. Os maridos ou companheiros estão convidados a estar presentes em 3 das 10 sessões, 1 das quais com a duração de 1 dia (habitualmente ao sábado ou domingo).
O PMCI permite a aprendizagem e treino de várias estratégias como a prática do mindfulness, a aceitação, o relaxamento, competências de gestão de stresse e obtenção de apoio social por parte de outras pessoas que partilhem a condição de infertilidade. Aborda também estratégias para a identificação de hábitos que possam ter um impacto negativo na fertilidade, a necessidade de reformulação de padrões de pensamento e atitudes, bem como o equilíbrio emocional devido à valorização dos aspectos gratificantes da vida quotidiana.

O arranque de uma nova edição em Coimbra decorrerá nas instalações da Clinimer – Centro Cirúrgico de Coimbra. Assim, pedimos aos interessados, residentes na zona de Coimbra, ou com possibilidades de aí se deslocarem, o favor de confirmarem a sua disponibilidade enviando uma mensagem para o seguinte email:
anagalhardo@ismt.pt Atendendo a que existe uma entrevista individual (com o elemento feminino do casal) antes do início do programa, pedimos que nesse email indiquem também um contacto telefónico para facilitar a marcação da entrevista.

Em paralelo, gostaríamos ainda de pedir a vossa participação num estudo que está a ser desenvolvido, em parceria connosco. Este estudo integra duas componentes distintas: 1) a caracterização dos casais com um diagnóstico de infertilidade a realizar tratamento médico em relação a algumas variáveis psicológicas, comparando-os com casais sem problemas de fertilidade conhecidos e casais com problemas de infertilidade que no momento actual sejam apenas candidatos a adopção, e 2) a implementação da versão portuguesa do “Programa Corpo-Mente para a Infertilidade” (PMCI), desenvolvido por Alice Domar, e posto em prática tanto no Centro Domar do Boston IVF, nos Estados Unidos da América, como noutros países.

Estas duas componentes são independentes e, como tal, a participação/colaboração dos casais numa delas não implica forçosamente a participação/colaboração na outra.

O estudo de caracterização baseia-se na análise de dados recolhidos através de um conjunto de questionários, nas versões feminina e masculina (a preencher por cada um dos elementos do casal, respectivamente) os quais serão devolvidos via postal, sendo para o efeito facultados envelopes RSF Taxa Paga. De modo a fazer-vos chegar os referidos questionários e o envelope RSF, os casais poderão, através do endereço de email
pmci.clinimer@gmail.com, indicar a morada postal para a qual estes devem enviados. De salientar que o anonimato e confidencialidade dos dados estarão assegurados, como é aliás condição do trabalho científico.


Conhecermo-nos a nós próprios é seguramente um caminho para vencermos a infertilidade. O nosso muito obrigado pela vossa participação,


APFertilidade